Está na
- Corporativo
- A Propósito do Grupo
- Mais de um século de história
- 1985-1990
1985-1990
Criação do Banco Santander de negocios: Em 1985, é constituído o Banco Santander de Negócios em Espanha para desenvolver as actividades de banca de investimento e mercados de investimento.
Sucessão na presidencia: Em 1986, o actual Presidente Emilio Botín Sanz de Sautuola y García de los Ríos, até então Vice-presidente e Presidente Executivo, é eleito para preencher o cargo vago, produzido pela reforma do seu pai, depois de 36 anos à frente do Banco. Os seus dois primeiros anos na presidência dedicam-se a assentar as bases para enfrentar o desafio da modernização e expansão do Banco.
Compras na Alemanha e Portugal, aliança com o RBS: Em finais dos Anos 80, o Santander reforça a sua presença na Europa com a aquisição na Alemanha do CC-Bank ao Bank of America, a entidade com mais de três décadas de experiência no mercado de financiamento de veículos. Também é adquirida uma participação no Banco do Comércio e Indústria em Portugal, e a aliança estratégica com The Royal Bank of Scotland, em 1988.
A Superconta Santadner rompe o status quo bancário e abre a concorrência no sector: Em 1989, tem lugar o lançamento da “Superconta Santander”, um dos produtos financeiros mais inovadores da história bancária espanhola, que rompeu o status quo e abriu o sistema financeiro espanhol à concorrência.