Santander Universidades abre inscrições para mais de mil bolsas de estudos no programa de intercâmbio ibero-americano (Sólo disponible en brasileño)

  • As inscrições estão abertas de 10 de Fevereiro a 11 de maio de 2014
  • Nos últimos quatro anos, a iniciativa já beneficiou mais de 1500 estudantes brasileiros.
  • O Programa foi criado durante o II Encontro Mundial de Reitores Universia, em Guadalajara, em 2010, que terá sua próxima edição neste ano, no Rio de Janeiro.

São Paulo, 24 de Fevereiro de 2014 – O Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades oferecerá neste ano mais de mil bolsas de estudos de intercâmbio. São 142 instituições de ensino superior brasileiras participantes, dos quais os alunos terão a chance de estudar em um dos outros países participantes:  Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal.

As inscrições acontecem no site do Santander Universidades (www.santanderuniversidades.com.br/bolsas) e as universidades brasileiras participantes são as responsáveis por selecionar os alunos que receberão a bolsa de estudo  no valor equivalente a 3 mil euros para estudar durante seis meses em um dos países de destinos. A bolsa-auxílio deverá cobrir as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante os estudos, já que o curso é fruto da parceria bilateral das instituições proporcionada pelo Santander Universidades.

A iniciativa nasceu durante o II Encontro Internacional de Reitores Universia, em Guadalajara, no México, em 2010, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os estudantes e as universidades dos  países ibero-americanos. Desde 2011, mais de 1500 estudantes brasileiros foram beneficiados e o número de bolsas cresceu cerca de 300% desde a primeira edição, quando foram oferecidas 265 bolsas. Com previsão de acontecer até 2015, ao longo dos 5 anos, o Programa proporcionará para mais de 15.000 alunos a experiência única de um intercâmbio internacional.

Para Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil, a expansão e abrangência do programa são resultados do sucesso obtido ao longo dos anos e o compromisso firmado em 2010. “A iniciativa tem contribuído de maneira crescente com a internacionalização da atividade acadêmica, com a criação de novas frentes de colaboração, a abertura à internacionalização de algumas universidades que não tinham essa prática e o estreitamento de colaboração entre as universidades ibero-americanas na construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável”, destaca Hannouche.

Um dos bolsistas de 2013 foi João Marcel Andrade Santana, graduando de licenciatura em Letras, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele fez parte da sua graduação no México e já se programa para voltar e fazer o seu mestrado. João cursou quatro matérias de licenciatura, do curso de Letras com Espanhol, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), situada na Cidade do México. “Essa foi uma das principais experiências que tive. Pude aprender um pouco mais da cultura e da língua asteca. Saí da Bahia no nível intermediário do idioma espanhol e voltei com um certificado com nível avançado”, conta.

INSCRIÇÕES
Podem participar da iniciativa estudantes matriculados em uma das 142 universidades parceiras do programa. A lista completa das instituições também está no site. A própria instituição de ensino é responsável por criar e publicar seu edital interno, que estabelece os pré-requisitos e processo de selecção para a participação dos universitários. As inscrições acontecem até 11 de maio de 2014 no site www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.

 

Descargar PDF 244 Kb (Sólo disponible en brasileño)